Centros de Esportes Escolares estão com inscrições abertas

17 de Janeiro de 2018, 10:42

Por Lívia Lessa

O Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), através das iniciativas e ações do Departamento de Educação Física (DEF), cada vez mais procura fomentar o desporto escolar em Sergipe. Pensando nisso, os estudantes da rede estadual de ensino que desejam praticar uma das 12 modalidades de atividade física podem se inscrever nos projetos dos Centros de Esportes Escolares.

Para se inscrever nas modalidades o aluno deve levar uma declaração que está matriculado na unidade escolar no ano de 2018. “Ao fazer a inscrição o estudante recebe um formulário, no segundo momento deve entregar este documento preenchido pelo pai e/ou responsável juntamente com a fotocópia do RG da pessoa que autorizou que o jovem realizasse a matrícula”, esclarece, o técnico do DEF, Matias Batista dos Santos.

Os Centros de Esportes Escolares atendem cerca de 900 estudantes, são oferecidas nove modalidades esportivas, distribuídas em quatro polos em 12 espaços. De acordo com a diretoria do DEF, Maria Auxiliadora Pires, os professores são altamente preparados e oferecem aos atletas um acompanhamento indicado. “Outro ponto positivo é que os Centros Escolares estão localizados nos bairros onde os alunos estudam o que facilita o acesso”, diz.

Estímulo da atividade física

De acordo com Matias Batista dos Santos, é de extrema importância o trabalho realizado pelo Centro de Esporte Escolares. “O espaço permite a sociabilização e inclusão,  democratização da prática esportiva, favorece o treinamento e também o aperfeiçoamento do nível técnico dos atletas” comenta, ao destacar que no ano de 2018 serão oferecidas aos professores oficinas esportivas.

Compartilhando deste mesmo pensamento, o treinador de atletismo e professor, Antônio Júnior, reconhece que é fundamental que os jovens possam participar das atividades esportivas em especial as pessoas com deficiência.  Desde o ano de 2009 o preparador físico realiza trabalhos no projeto Centro de Esporte Escolares.

“Desde o ano de 2016 já conquistamos resultados exitosos. O Estado conquistou o 5° lugar no atletismo nas Paralímpiadas Escolares, intensificamos o trabalho e em 2017 Sergipe ficou em 1° lugar no quadro de medalhas. Essa realidade representa um avanço significativo, além disso, é inegável que o trabalho realizado no Centro de Esportes colabora para que os paratletas da rede estadual alcancem esse destaque no cenário nacional”, salienta.

Saiba quais são as modalidades e o local que acontecem as atividades:

Polo

Local

Modalidade

 

I

Colégio Estadual Augusto Franco

Atletismo

Escola de Esporte José Gerivaldo Garcia

Judô

Luta Olímpica

II

Escola Estadual Augusto Maynard

Ginástica Rítmica

 

Parque Oseas

Natação

Colégio Estadual General Siqueira

Judô

Parque Aquático Zé Peixe (Batistão)

Natação

Polo Aquático

III

Escola Estadual Francisco Souza Porto

Ginástica Artística

Parque da Sementeira e Universidade Federa de Sergipe

Atletismo

 

Clube da Caixa

Vôlei de Praia

IV

Escola de Esporte Kardec

Judô

Colégio Estadual Leandro Maciel

Judô

Atletismo

Tênis de Mesa

 

Para mais informações, entrar em contato com o DEF através dos telefones: 3194-3368 e 3194-3369.

Assessoria de Comunicação da SEED – ASCOM