siga nossas
redes sociais:
FacebookTwitter

Governo de Sergipe amplia atividades do Centro de Esportes Escolares

15 de Junho de 2018, 13:27

Governo de Sergipe amplia atividades do Centro de Esportes Escolares com Polo da Escola Estadual 15 de Outubro

Com isso, a unidade escolar passa a receber alunos atletas da Rede Estadual que treinam Judô e Ginástica Rítmica, com professores e professoras especialistas nessas modalidades

Com aula-treino inaugural de Ginástica Rítmica (GR) realizada nesta quinta-feira, 14, o Governo de Sergipe, por meio do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (DEF/Seed), consolidou a implantação do Polo "15 de Outubro" do Centro de Esportes Escolares da Rede Estadual, instalado na Escola Estadual "15 de Outubro", no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju.

A partir de agora, as terças, quintas e sextas-feiras, o Centro de Esportes Escolares (CEE) Polo "15 de Outubro" recebe as alunas atletas de Ginástica Rítmica avançada e, das segunda as sextas-feiras, os alunos atletas praticantes da modalidade Judô.

"Com esse novo Polo do CEE a Secretaria de Estado da Educação objetiva proporcionar treinamentos esportivos com mais qualidade técnica para os alunos da rede pública, de modo a melhorar o desempenho desses atletas em competição esportivas, como os Jogos da Primavera e os Jogos Escolares da Juventude", destacou a coordenadora do Centro de Esportes Escolares (CEE/Def/Seed), professora Patrícia Morgana, ao destacar que as instalações da Escola 15 Outubro atende as necessidade de ambas as modalidades esportivas abrigadas no Polo.

Segundo a professora de Educação Física e treinadora das turmas de Ginástica Rítmica do Polo 15 de Outubro, Daniela Willtshare, treinam nesse polo as alunas atletas da rede pública que estão em estágio avançado, ou seja, "aquelas que já passaram pela fase de iniciação da modalidade", explicou.

"Com isso, o CEE Polo "Augusto Maynard", que concentrava todos os treinos da Ginástica Rítmica, ficou somente com os treinamentos de iniciação da modalidade. Na Escola 15 de Outubro, encontramos as condições ideais para desenvolver treinamentos avançados de GR com aparelhos, com foco em competição", frisou Wiiltshare.

De cara nova

A professora Danielle Virginie Marinho, diretora da Escola Estadual 15 de Outubro, afirma que a equipe pedagógica da unidade escolar, por entender o esporte como atividade agregadora entre escola e comunidade, articulou junto ao Departamento de Educação Física da Seed a implantação de um polo do Centro de Esportes Escolares da Rede Estadual e "abraçou" a proposta de fomentar a prática do desporto escolar por meio da oferta de aulas de Judô e Ginástica Rítmica.

Segundo explicou a professora Danielle Virginie, para que a "15 de Outubro" pudesse acomodar bem os alunos da casa e os de outras escolas da Rede Estadual alunos deste Polo do Centro de Esportes Escolares, a Seed executou e está executando alguns serviços de melhorias na estrutura física da escola, como a readequação de banheiros e do entorno da quadra de esportes.

"Com o fomento à prática esportiva e, também, ao desenvolvimento de atividades artísticas, temos buscado mudar a representação social e realidade não apenas da escola, mas também da comunidade local do bairro onde está instalada essa unidade escolar", destacou a diretora da Escola 15 de Outubro.

Resultados

Igor Mangueira, professor de Educação Física da Rede Estadual e treinador das turmas de Judô do CEE Polo "15 de Outubro", afirma que uma das características dos Centros de Esportes Escolares, além dos treinamentos focados para competições, é ser também um centro de estudos da modalidade que abriga.

"Assim, temos aqui no Polo 15 Outubro, um acadêmico de Educação Física que, além de nos ajudar nos treinamentos com os alunos, tem a oportunidade de desenvolver suas aptidões de ensinar", disse o professor Igor, ao apresentar alguns de seus alunos e, orgulhosamente, destacar as últimas conquistas que tiveram em competições esportivas.

Aos 11 anos, a pequena Ingrid Marianne, aluna da Rede Estadual, já é uma ginasta de competição. Ela iniciou no esporte por meio da oferta de aulas de Ginástica Rítmica no CEE Polo Augusto Maynard e agora, já em estágio avançado, intensifica os treinos com equipamentos para competição. "Sempre achei muito bonita as apresentações de Ginástica Rítmica e decidi participar. Em um ano já disputei cinco competições e fui vencedora em três delas", disse, sorridente, a jovem atleta.

Para a professora Daniela Willtshare, sem dúvida alguma, "a prática do esporte contribui para a melhoria do desempenho e do rendimento escolar dos atletas em sala de aula". "Como pré-requisito para a continuidade dos alunos nos treinos da modalidade, cobro deles a apresentação do boletim escolar, como forma de estimular o interesse pelos estudos", frisou a treinadora. As alunas da modalidade são treinadas também pela professora Larissa Carozo.

"Gosto muito de competir e espero conquistar uma vitória importante nos Jogos da Primavera 2018. Quero me tornar uma ginasta olímpica", disse Raiane Santos, aluna de GR do Polo 15 de Outubro.

Fonte e foto assessoria

  • Medium 7be149daf7df5d674fdefddb03329448