siga nossas
redes sociais:
FacebookTwitter

grupo de pesquisa de Gênero e Artes realiza seminário

03 de Março de 2018, 06:43

O grupo de pesquisa de Gênero e Artes (NUPEGA) da UFS (Universidade Federal de Sergipe), é um projeto de pesquisa que foi criado no ano de 2016. O projeto está vinculado ao DAVD (Departamento de Artes e Design). O grupo de pesquisa de Gênero e Artes é formado por pesquisadores preocupados com questões do estudo da imagem e das manifestações culturais, multiculturalismo e gênero, e com as linguagens técnicas e contemporâneas. Compõem o grupo de professores doutores da UFS, especialistas, graduados e alunos do curso de Artes Visuais licenciatura da UFS.
 
O grupo de pesquisa de Gênero e Artes foi formado para realizar encontros semanais com o objetivo de fazer algumas reflexões acerca dos estudos sobre processo de produção, difusão e consumo de bens e manifestações culturais na contemporaneidade; engloba temas do Campo da Sociologia da Cultura, Comunicação e da Arte. Busca desenvolver pesquisas com referenciais de gênero, sexualidade, corpo, cultura, arte. Contemplando o campo da teoria quanto a pratica artística. Estuda também, as modificações contemporâneas sociais, politicas e culturais nas artes; atenta para a representação da imagem, as diferentes formas de manifestações humanas. Tendo como referencias teórica e pratica os autores: Michel Foucault, Judith Butler, Juan Vicente Aliaga, Flávio de Carvalho, Guy Debord, Freud, Jaques Lacan, José Miguel Cortes, entre outros.
 
Para alcançar os objetivos foram fixados procedimentos metodológicos pelos participantes do NUPEGA, como: atendimento permanente para discussões de textos acadêmicos, elaboração escrita de trabalhos acadêmicos e que possam ser apresentados em eventos acadêmicos, como também, desenvolvimento de trabalhos artísticos práticos. Esperamos um resultado positivo não só pelos objetivos específicos, mas também porque houve participação de todos integrantes em eventos, tais como seminários, relacionados à área do curso de Artes Visuais.
Prof. Dr. Otávio Luiz Cabral Ferreira
Coordenador do Grupo de Pesquisa
 
Imagem
Da assessoria