siga nossas
redes sociais:
FacebookTwitter

Laboratórios do SergipeTec fomenta qualificações científicas e tecnológicas

05 de Janeiro de 2018, 06:51

Além de promover capacitações em suas áreas de atuação, o Parque disponibiliza à sociedade – empresários, profissionais e estudantes – a Sala Polivalente e os vários Laboratórios

Fomentar a qualificação científica e tecnológica é uma das missões do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Pensando nisso, além de promover capacitações em suas áreas de atuação [TI, Energia e Meio Ambiente, Biotecnologia, Socioeducacional e Empreendedorismo], o Parque disponibiliza à sociedade – empresários, profissionais e estudantes – a Sala Polivalente e os vários Laboratórios (de Informática, Química, Física, Biologia e Eletroeletrônica), todos, devidamente, equipados e prontos para serem utilizados.

Anderson Domingos é Analista de Sistemas da ZDOC e participou do curso sobre ‘Desenvolvimento de Aplicativos Móveis’, realizado pelo SergipeTec e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), com o apoio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional Sergipe (ASSESPRO/SE). A capacitação é uma das ações do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI), que visa aumentar a participação no mercado de forma competitiva e sustentável das micro e pequenas empresas de TI, na Grande Aracaju.

“Tendo em vista a tendência de mercado e o rápido avanço tecnológico quanto a sistemas de aplicativo móvel, é essencial estarmos atualizados, sempre, nessas questões, especialmente, para atendermos às necessidades das empresas, que, por sua vez, atendem às necessidades dos consumidores. O nosso objetivo principal, claro. Sobre o curso, ele nos deu ‘o caminho das pedras’. Agora, é aplicar o conteúdo e da maneira adequada, para obtermos ou superarmos os resultados esperados”, afirmou.

Além de promover, o Parque Tecnológico também recebe capacitações e eventos na Sala Polivalente e nos Laboratórios. Por exemplo, Felipe Aragão, que é diretor de Negócios da ITP Soluções, utilizou o Laboratório de Informática para realizar o ‘Treinamento para solução de backup Arcserve’ [software].

“O curso foi direcionado a empresas integrantes do Projeto [que elaboramos para o Instituto Federal de Sergipe/IFS, de Aracaju, e para o Tribunal de Contas do Estado] de proteção e recuperação de dados, a fim de atender às necessidades e de melhorar o desempenho desse sistema. Para chegarmos até o SergipeTec foi bem fácil, simples e prático: eu já conheço o trabalho do Parque há anos e, por meio de Carla, gestora de TI de lá, que sempre foi e é muito atenciosa e participativa, nos deu e dá todo o apoio, sempre que entramos em contato. Inclusive, agradecemos bastante a toda equipe do SergipeTec por isso”.

Ciência e Tecnologia

Carla Almeida, gestora de TI do SergipeTec, afirma que essa procura de empresas – e mesmo de instituições públicas – reforça e comprova que o Parque está cumprindo com o seu papel de ser o motor indutor entre empresas, Estado e academias no que se refere ao desenvolvimento, avanços e inovações científicas e tecnológicas. “Isso porque a nossa missão é fomentar, facilitando e ampliando, a rede de relacionamento e de acesso da sociedade às áreas de atuação de base tecnológica, por meio, por exemplo, de parcerias e apoios a iniciativas particulares públicas”, finalizou.

Fonte e foto assessoria