siga nossas
redes sociais:
FacebookTwitter

Nossa Senhora das Dores sedia a décima audiência pública do MPEduc

28 de Setembro de 2018, 07:06

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual realizaram a décima audiência pública do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Desta vez, o município sede foi Nossa Senhora das Dores e abrangeu os municípios que compõem a 5ª Diretoria Regional de Educação (DRE 05): Graccho Cardoso, Cumbe, Siriri e Divina Pastora.

Secretários de Educação apresentaram o panorama atual do seu respectivo município e apontaram dificuldades e avanços, abordando os oito aspectos do Projeto MPEduc: estrutura física, pedagógico, inclusão, alimentação escolar, transporte escolar, programas do governo federal e funcionamento dos dois principais conselhos sociais que atuam na análise de prestação de contas de verbas direcionadas para a educação. Ao final das apresentações, professores, pais e alunos fizeram alguns questionamentos sobre o ensino integral, a estrutura física de algumas escolas, entre outros.

Os gestores entregaram os relatórios aos coordenadores do MPEduc, o promotor de Justiça Alexandro Sampaio e o procurador da República Ramiro Rockenbach. Esses documentos serão fundamentais para que, na próxima fase do Projeto, os promotores de Justiça de cada município possam acompanhar a evolução das iniciativas concretas para melhorar a qualidade do ensino.

A próxima audiência pública acontecerá no dia 15 de outubro, às 08h, no Colégio Estadual Murilo Braga, Rua Quintino Bocaiuva, 659, Centro, em Itabaiana. Participarão também os municípios de São Miguel do Aleixo, Ribeirópolis, Moita Bonita, Malhador, Areia Branca, Nossa Senhora Aparecida, Carira, Frei Paulo, Macambira, Campo do Brito, Pinhão, Pedra Mole e São Domingos.

Presenças

A décima audiência do MPEduc contou com as presenças: do promotor de Justiça de Nossa Senhora das Dores, Renato Vieira Dantas Bernardes; do diretor da DRE 05, Ibernon Alves de Macena Júnior; da secretária de Educação de N. Sra. das Dores, Silene Lima Souza Araújo; do prefeito de Cumbe, Marcelo Gomes Moraes; do secretário de Educação de Cumbe, Alex Santos Moraes; da secretária de Educação de Graccho Cardoso, Vanuza de Andrade Oliveira Silva; da secretária de Educação de Divina Pastora, Márcia Leite Santos; e do secretário de Educação de Siriri, Rogenildo Andrade Barros. Além deles, esteve também o secretário de Educação do município de Neópolis, Armando Luiz Vieira dos Santos, que não havia feito a apresentação na audiência anterior.

Da assessoria

Foto: Géssica Souza