siga nossas
redes sociais:
FacebookTwitter

Seed realiza reunião para orientação da escolha do PNLD Literário 2018

03 de Outubro de 2018, 13:37

 

Por Ítalo Marcos

Técnicos da Divisão de Material, Ensino Aprendizagem (Dismea), setor vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizaram na manhã de terça-feira, 2, uma reunião de treinamento e estudo sobre os procedimentos necessários para a escolha do Programa Nacional do Livro Didático 2018

(PNLD Literário 2018).

O treinamento foi direcionado aos técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e representantes das secretarias municipais de Educação, com a finalidade de orientar os gestores e auxiliá-los no processo da escolha que se aproxima, com previsão para iniciar durante a primeira quinzena de outubro.

Estiveram presentes representações dos seguintes municípios: Amparo de São Francisco, Arauá, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Cristinápolis, Divina Pastora, Estância, Frei Paulo, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga d'Ajuda, Japaratuba, Japoatã, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Riachão do Dantas, Riachuelo, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Domingos, Simão Dias, Siriri, Tobias Barreto e Umbaúba.

De acordo com o coordenador da Dismea, Marcos Vinícius Melo dos Anjos, é fundamental que estado e municípios sejam parceiros nesta ação. “Seguindo a orientação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para que a coordenação estadual possa atuar em regime de colaboração para as secretarias municipais de educação, entendemos ser de grande importância o convite para que os técnicos que trabalham com a pasta do livro didático participassem da reunião”, disse.

Unificação dos livros

O coordenador Marcos Vinícius explicou que, com a edição do Decreto nº 9.099, de 18/07/2017, todos os Programas do Livro foram unificados. Assim, as ações de aquisição e distribuição de livros didáticos e literários, anteriormente contempladas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), foram consolidadas em um único programa, chamado Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Para que ocorra a distribuição dos livros literários, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação implantou a escolha do PNLD Literário 2018. A escolha será realizada no sistema PDDE Interativo, no endereço eletrônico pddeinterativo.mec.gov.br, e seu registro somente poderá ser efetuado mediante CPF e senha do diretor da escola.

 “Informamos também que, em breve, o MEC publicará o Guia do PNLD Literário, que servirá de base para o acesso a todas as publicações elencadas no processo da Escolha. A previsão é de que o guia esteja disponível para consulta até o dia 05 de outubro de 2018.

Foto divulgação