siga nossas
redes sociais:
FacebookTwitter

Conselheira reunirá gestores de 14 municípios para aprimorar governança

26 de Outubro de 2018, 13:52

A conselheira Susana Azevedo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), realizará na próxima terça-feira, 30, na sala de reuniões da Corte, um encontro com a participação dos prefeitos, presidentes das Câmaras de vereadores e secretários dos municípios sob sua jurisdição.

Compete atualmente à conselheira relatar os processos dos municípios que integram a 3ª Área de Controle e Inspeção. São eles: Aquidabã, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Carmópolis, Cristinápolis, General Maynard, Indiaroba, Maruim, Malhador, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, Umbaúba e Pacatuba.

A iniciativa converge com o pensamento e atuação das demais Cortes de Contas do país, visando aperfeiçoar o controle externo. “A ideia é apresentar e discutir práticas de governança - agindo de forma preventiva e concomitante -, e buscar, através do diálogo, adequações e ajustes para orientar o jurisdicionado e induzir melhorias na gestão pública”, destaca a conselheira.

Na oportunidade serão abordados os seguintes temas: Portal da Transparência (canal de fundamental importância para o controle social), Limites de Gastos com Pessoal (essencial para o equilíbrio fiscal) e Controle Interno (conceito, roteiro e importância de implementação).

A conselheira disse ver a ação como imprescindível para o exercício do controle externo. "Esperamos a adesão dos gestores públicos municipais, fortalecendo assim a interação entre o Tribunal de Contas e os jurisdicionados, promovendo melhorias na gestão pública, o que certamente beneficiará a sociedade como um todo", finaliza a conselheira.

Fonte e foto TCE