siga nossas
redes sociais:

Atividades da Sedetec durante 2011 foram marcadas pela produtividade

03 de Janeiro de 2012, 04:11

No início de 2011 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) começou uma jornada de transformações em sua estrutura organizacional quando, em fevereiro, tomou posse como secretário da pasta o deputado estadual licenciado Zeca da Silva, que assumiu em substituição ao empresário Jorge Santana. Depois da cerimônia oficial, os trabalhos da secretaria prosseguiram imediatamente.

Já no mês de março, a Sedetec participou, ao lado do governador Marcelo Déda, de uma importante reunião com a diretoria da Vale e da Petrobrás para tratar do projeto Carnalita, que prevê investimentos de até US$ 4 bilhões, um marco em investimentos da iniciativa privada em Sergipe. Durante o mês de abril foram iniciadas as discussões sobre o Planejamento Estratégico da secretaria, que indicam os caminhos futuros da Sedetec e do desenvolvimento econômico sergipano.

Maio foi marcado pela presença da Sedetec durante a Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec), oportunidade em que foi lançada a Política de Desenvolvimento Industrial de Sergipe, a 3ª do Brasil e a 1ª do Nordeste a ficar pronta e em estágio de execução. E em junho destacou-se a participação da secretaria em importantes eventos em Brasília/DF: 8ª Oficina de Trabalho da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento e da reunião dos Fóruns Regionais de Micro e Pequenas Empresas. E ainda pela discussão com empresários sergipanos sobre a situação dos incentivos ficais concedidos pelo governo.

Recordes nas exportações, na criação de empregos no setor industrial e na abertura de empresas, além de visitações de alunos do Instituto Luciano Barreto Junior às dependências da Sedetec foram os destaques no mês de julho. Em agosto, com a participação do secretário Zeca da Silva no lançamento do programa Brasil Maior, realizado pela presidenta Dilma Roussef, em Brasília/DF, confirmou-se a posição de destaque nacional da secretaria em seu segmento de atuação.

Setembro repetiu os bons índices econômicos em segmentos apoiados pela Sedetec, além de ter sido o mês em que a secretaria e seus dados foram destaque na Assembléia Legislativa, em palestra do deputado Francisco Gualberto. Já em outubro, o aniversário da Codise foi coroado com inaugurações de novas indústria, a exemplo da Cachaçaria Boa Luz, e as comemorações do Dia das Micro e Pequenas Empresas e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O anúncio no novo teto estadual para o Simples, um dos pleitos surgidos com a reativação do Conselho de Desenvolvimento do Comércio (CDC), e a participação da Sedetec no 5º Congresso Nacional de APL, foram fatos marcantes de novembro. E a apresentação do primeiro poço de extração de potássio da Rio Verde Minerals em Sergipe ajudou a fechar o ano da Sedetec como um dos mais produtivos da sua história.