siga nossas
redes sociais:

Defesa Civil diz que 52 cidades em MG estão em situação de emergência

03 de Janeiro de 2012, 09:49

A Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta terça-feira (3) que são 52 as cidades em situação de emergência no estado por causa das chuvas. Entraram para a lista, por causa de transbordamento de rios e inundações, as cidades de Itabirito, Congonhas, Brumadinho, Cipotânea, Raul Soares e Guiricema.

No fim da noite de segunda-feira (2), um deslizamento de terra em Ouro Preto atingiu a rampa de acesso à rodoviária e parte de uma laje do terminal, afetando o local onde ficam os táxis. Ao menos dois taxistas estão desaparecido e as equipes dos bombeiros trabalhavam no local na manhã desta terça-feira (3).

 Na  segunda-feira (2), um imóvel desabou no bairro Caiçara, em Belo Horizonte. Uma pessoa morreu e outra ficou ferida. Desde outubro, quando começou o período de chuvas no estado, quatro pessoas morreram.

Emergência
Seis cidades entraram na lista de emergência nesta terça. O município de Itabirito sofreu com inundações causadas pelo transbordamento do Rio Itabirito, atingindo a área central e os bairros São Geraldo e Lourdes. A cidade de Brumadinho também está na mesma situação. O transbordamento do Rio Paraopeba atingiu várias localidades do município.

Em Raul Soares, o transbordamento dos rios Santana e Matipó e do córrego de Ubá, que cortam o município, bem como o grande volume de precipitações ocorridas nos últimos dias, deixou estragos e prejuízos na cidade. Em Congonhas, a chuva contribuiu para elevação dos níveis dos rios Maranhão e Santo Antônio, que transbordaram e ocasionaram inundações em grande parte do município.

A última cidade a decretar situação de emergência é Guiricema, por conta da elevação do nível do Rio Bagres, que transbordou atingindo as áreas urbana e rural, deixando residências e estradas rurais danificadas e prejudicando o tráfego de pessoas e veículos.

No total, 108 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.365 pessoas estão desalojadas e outras 404 estão desabrigadas.

Veja os 52 municípios que decretaram emergência: Abre Campo, Acaiaca, Alagoa, Alpercata, Alvinópolis, Barra Longa, Belo Horizonte, Braúnas, Brasília de Minas, Brumadinho, Buritizeiro, Cipotânea, Claro dos Poções, Conceição do Pará, Congonhas, Dom Joaquim, Espera Feliz, Faria Lemos, Florestal, Formiga, Guiricema, Ibirité, Itabirito, Itamarandiba, Itumirim, Jacinto, Joanésia, João Monlevade, João Pinheiro, Juatuba, Leopoldina, Lima Duarte, Mariana, Mathias Lobato, Pará de Minas, Passabém, Paulistas, Poço Fundo, Ponte Nova, Raposos, Raul Soares, Santa Rita de Jacutinga, São Domingos do Prata, São João Evangelista, São João da Mata, São João do Oriente, São Sebastião da Vargem Alegre, São Sebastião do Rio Preto, Setubinha, Timóteo, Vespasiano, Vieiras.