siga nossas
redes sociais:
FacebookTwitter

Edvaldo apresenta projeto de recriação do Conselho Municipal de Turismo

22 de Maio de 2018, 14:14

Na solenidade, ex-ministro do Turismo elogiou iniciativas da atual administração como foco na promoção do destino turístico

A Prefeitura de Aracaju deu, nesta terça-feira, 22, um passo importante para o fortalecimento do turismo na capital sergipana. Em solenidade no Centro Administrativo, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou o projeto de lei que recria o Conselho Municipal de Turismo, espaço no qual serão discutidas, com a participação dos diversos setores envolvidos com a temática, ações de fortalecimento e desenvolvimento da atividade turística na cidade. Também foi apresentado, pelo secretário municipal do Comércio, Turismo e Indústria, Jorge Santana, as peças promocionais do destino turístico e o portal “Descubra Aracaju”.

“Este é um momento especial, no qual estamos assentando ideias e caminhos para o futuro da nossa cidade. Este material apresentado, as iniciativas que a gestão tem colocado em funcionamento e, agora, o envio deste projeto de recriação do Conselho Municipal de Turismo representam um grande primeiro passo. É o cumprimento daquilo que me comprometi com os aracajuanos, de que a prefeitura seria peça importante no desenvolvimento do Turismo em Aracaju”, afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que, superados os problemas herdados, desde a falta de coleta do lixo, os buracos nas ruas, o atraso no pagamento dos salários dos servidores e o comprometimento de serviços públicos essenciais, é momento agora de avançar em pautas que levem Aracaju ao progresso, sendo o estímulo ao Turismo uma delas. Ele citou ainda a retomada do Forró Caju como uma dos investimentos da gestão municipal como forma de fortalecimento da cidade como destino turístico.

“A cidade está limpa, organizada; temos o programa de recapeamento e operação tapa buraco; iniciamos obras e já há melhorias também na Saúde e na Educação. Estamos na Reconstrução, mas pensando no futuro. O Turismo tem papel nisso. Queremos fortalecer a vocação de Aracaju como destino turístico. O nosso Estado precisa encontrar um novo modelo de desenvolvimento, e Aracaju terá papel importante, sendo locomotiva do progresso. O Turismo é uma indústria forte e tem uma cadeia pujante que pode, de maneira rápida, alavancar a economia”, defendeu.

Neste cenário, ponderou o prefeito, o Conselho Municipal de Turismo terá papel decisivo. “O Poder Público tem um papel, que a Prefeitura tem cumprido, organizando a cidade e tornando-a um atrativo. Exemplo disso é a obra que iniciamos no bairro Atalaia, com urbanização completa de 12 ruas. Estamos assim dando as bases para o desenvolvimento do turismo, sendo o Conselho um espaço de união de todos, para que firmemos parcerias. o Conselho não é enviesado: tem membros do governo, mas tem representantes de toda a cadeia turística e da sociedade”, reforçou Edvaldo.

Conselho

Comporão o Conselho Municipal de Turismo, na cota de entidades governamentais, os secretários municipais da Indústria, Comércio e Turismo; da Juventude e do Esporte; da Defesa Social e da Cidadania; da Comunicação; os presidentes da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb); da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat); representantes da Secretaria de Estado do Turismo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além dos coordenadores dos Departamentos de Turismo da Universidade Federal de Sergipe e Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Já como membros de órgãos representativos da sociedade terão assento no Conselho os presidentes do Aracaju Convention & Visitors Bureau; da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; da Associação Brasileira de Agências de Viagens; da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; do Sindicato dos Guias de Turismo; do Sindicato das Empresas de Turismo; do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares; da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo; da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis; além de representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Promoção turística

Durante o evento, o secretário Jorge Santana expôs as iniciativas da gestão para o fortalecimento do Destino Aracaju. Foi apresentada a marca e o slogan “Venha sentir Aracaju”, e o portal Descobrir Aracaju (descobriraracaju.com.br), além dos perfis de divulgação turística da cidade nas redes sociais. “Dentro do que há de mais moderno em se tratando de Turismo, apresentamos aos visitantes da nossa cidade a importância de se viver a experiência de conhecer a cidade. Não é meramente contemplativo, é de experiência. A marca do Destino Aracaju é um convite à experimentação”, afirmou.

 “Aracaju tem tudo para se tornar um destino sustentável”, diz ex-ministro

O ex-ministro do Turismo, Luiz Barretto, presente na solenidade, destacou que o Turismo “pode e deve” ocupar espaço significativo na economia local. “É uma indústria geradora de emprego e renda”, frisou. Para ele, Aracaju tem “todos os atrativos” para se tornar um destino turístico concorrido. A reinstalação do Conselho Municipal de Turismo é um componente fundamental para isso, ressalva Barretto. “Estou muito feliz de ver Aracaju inaugurar uma nova fase com o Conselho. O diálogo e a interação entre o trade, o empresariado, as universidades e o Poder Público, num modelo de governança como o que está sendo proposto, é fundamental para qualquer destino que queira ser sustentável e se prolongar durante muitos anos.

Luiz Barretto também aprovou o modelo de Turismo com foco na experiência do visitante. “O cidadão da nova era digital quer ser mais protagonista, por isso vejo que os roteiros que estimulam a experiência, com base na sustentabilidade e na tecnologia, são muito bons”, avaliou.

Para o presidente do Aracaju Convention & Visitors Bureau, Luiz Simões, as medidas anunciadas pela Prefeitura são importantes para a divulgação da cidade e acena para a “inovação permanente”. Ele também apoiou a iniciativa da gestão em apontar para o desenvolvimento de ações de maneira conjunta com o trade. “Estamos realmente vivenciando um momento importante. O trabalho compartilhado é melhor. Temos um papel, como empresários, de somar esforços. O Turismo é uma que só funciona bem se for construído por todos. Cumprimento o prefeito e sua equipe e torço para que mantenhamos a continuidade e o aprimoramento deste trabalho”, disse.

Participaram da solenidade a vice-prefeita Eliane Aquino, os vereadores Dr. Gonzaga, Carlito Alves e Antonio Bittencourt, o deputado estadual Capitão Samuel, além de representantes de todos os órgãos que terão assento no Conselho Municipal de Turismo.

Fotoo Marco Vieira

  • Medium 2e90d812e8fb00c332cf94ca3715e677