Apple atualiza iPhone, iPad, Watch e Mac com correções de segurança

08 de Março de 2021, 17:17

Nesta segunda-feira (8), a Apple disponibilizou atualizações para sistemas operacionais próprios. As correções de segurança e bugs, além de possíveis melhorias de desempenho, chegam a modelos do iPhone, iPad, Apple Watch e Mac no iOS 14.4.1, iPadOS 14.4.1, watchOS 7.3.2 e macOS 11.2.3, respectivamente.

Para modelos do iPhone, a atualização é compatível com o iPhone 6s ou posterior; no iPad, a partir dos modelos iPad Air 2 e iPad mini 4; iPod touch (7ª geração); e Apple Watch Series 3 ou posterior. 

Com a atualização, os dispositivos compatíveis passam a contar com uma vulnerabilidade no WebKit corrigida. O mecanismo é utilizado nos navegadores utilizados tanto no iOS, quanto no iPadOS. O problema em si, porém, estava relacionado à corrupção de memória, o que poderia permitir que um invasor pudesse executar códigos maliciosos.

Como atualizar os dispositivos

As atualizações podem ser baixadas e instaladas manualmente dos servidores da Apple, mas também estão disponíveis via OTA (over-the-air). No iPhone ou iPad, basta acessar os ‘Ajustes’, abrir a aba ‘Geral’ e depois selecionar ‘Atualização de Software’. No Mac, também é possível atualizar o computador indo até os ajustes e clicando na opção de atualização. Já o Apple Watch é atualizado pelo aplicativo dedicado para iPhone.

Atualização para iPhones e outros dispositivos traz melhorias de segurança. Imagem: Apple/Reprodução

Mas é preciso notar que os lançamentos de hoje não devem trazer nenhuma função extra aos dispositivos, já que servem para corrigir problemas de segurança. Regularmente, a fabricante incentiva atualizações de software para que usuários tenham seus aparelhos protegidos contra ameaças já conhecidas e corrigidas.

Na última semana, a Apple lançou ainda o terceiro beta do iOS 14.5 para desenvolvedores. Essa versão habilita a função de desbloquear o iPhone via Apple Watch (uma mudança feita em relação às máscaras utilizadas na pandemia), mas também traz melhorias no Apple Music. Ainda não há uma data divulgada, porém, para seu lançamento final.

FONTE: OLHAR DIGITAL.