CITROËN, O QUE A MARCA OFERECE DE BOM, E O QUE PODE MELHORAR

14 de Agosto de 2020, 15:08

Descubra quais são os pontos positivos e negativos da francesa Citroën

A marca francesa Citroën é famosa por seus designs peculiares e particulares, atraindo compradores que, normalmente, são pessoas ousadas e inovadores. Os carros da gigante francesa passaram por um período de desenvolvimento em design, onde seus veículos eram praticamente muito parecidos uns com os outros. Agora, a Citroën vem redescobrindo seus talentos, não apenas na segurança, mas no desenvolvimento de novas identidades para seus veículos, incluindo o Citroën C3 e o Citroën C4, ambos com estilo arredondado e robusto.

Eles proporcionam uma sensação refrescante de calma na estrada, única, se comparados a projetos agressivos e potentes de muitos concorrentes.  A Citroën é uma marca que se preocupa com o conforto, visando que qualquer condutor que esteja na direção de um veículo da marca, tenha uma experiência relaxante - muitos de seus carros priorizam conforto e praticidade para “compensar” a dinâmica de direção ou a aparência esportiva. Mas os carros Citroën combinam conforto e conveniência com confiabilidade? Neste artigo, vamos conferir todos os pontos fortes da Citroën e levantar algumas questões que podem ser melhoradas pelos franceses, para que seus carros possam ser ainda melhores, confira!

VALOR: Com sua fábrica instalada na cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro, os carros da Citroën possuem um valor de marcado razoável, que pode ser comparado à marcas como Volkswagen ou Fiat, levando em conta o fato de que  marca é uma das mais seguras em circulação no mercado brasileiro. Carros como o Citroën C3 e o Citroën C4 mostram um bom desempenho, tanto nas pistas quanto nos preços que podem variar de R$ 15 a 60 mil, de acordo com fatores como ano, conservação e quilometragem rodada.

DIREÇÃO CONFORTÁVEL: Quando o assunto é conforto na estrada, a Citroën é sempre uma das marcas que saem ganhando. Veículos como o Citroën C3 e Citroën C4 receberam diversas melhorias, desde sua primeira versão e, atualmente, oferecem não apenas bancos em couro e motor 1.6, mas acabamentos de primeira linha. O tato dos carros da marca Citroën é um dos melhores do mercado, pois não deixa folgas e possui encaixe perfeito, garantindo que seus automóveis sejam bem silenciosos “on the road”.

MANUTENÇÃO: A Citroën oferece manutenção programada para todos os seus clientes, de acordo com seu programa de rodagem. A questão neste tópico é que, por conta da baixa produção de peças da marca, como já falamos anteriormente, um fator decisivo que pode aumentar e muito o valor de cada uma delas. Mesmo que seja mais custoso para a empresa produzir uma quantidade menor de itens de reposição, a Francesa vem se modificando para tentar melhorar este “problema” que pode ser decisivo na hora da escolha. Um ponto positivo que deve ser levado em conta por aqui também, é o fato da marca estar trabalhando para padronizar os valores cobrados com manutenção, independente do ano de fabricação de veículos como o Citroën C3 ou Citroën C4.

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL: Também é fundamental falar sobre o consumo de combustível dos veículos da Citroën, algo que não foge muito dos padrões de outras marcas. O Citroën C4, por exemplo, na cidade, faz em média 6,8 km/l com etanol e 8,8 km/l com gasolina, enquanto na pista, o mesmo modelo gasta 10km/ l com etanol e 13 km/l com gasolina. Já o compacto Citroën C3 oferece uma média em rodagens urbanas de 9,3 km/l com etanol e 13.2 km/l com gasolina, o consumo em rodovias também é menor fazendo 10,1 km/l com álcool e 14,8 km/l com gasolina.

ALTA DEMANDA DE USADOS: Se por um lado a manutenção do veículo pode ser considerada alta, sua busca em concessionárias de veículos usados também é. De acordo com a FENABRAVE – Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores – em julho de 2018, o modelo Citroën C3 teve saída de 7 mil unidades. No mesmo período, também foram licenciados 534 veículos do mesmo modelo, o que nos leva a concluir que, apesar dos pesares, os carros Citroën ainda possuem uma alta demanda no mercado brasileiro.

 

COM ISSO, PODEMOS CONCLUIR QUE: Mesmo com todos os porquês, a Citroën ainda oferece veículos que são ótimos para seus donos. Claro, antes de fechar negócio com os carros desta ou de qualquer outra marca, certifique-se que suas respectivas documentações estejam em dia, além de aproveitar para fazer um test-drive e poder sentir todo o conforto – ou não – que a marca oferece, não se esqueça que na prática as coisas podem ser muito diferentes e os carros da Citroën podem surpreender você para melhor.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre os modelos da Citroën para saber qual é o melhor para você? Então siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades.

 

FONTE: Assessoria Citroen.