Faculdade UNINASSAU realiza testes gratuitos para detectar ISTs

16 de Março de 2018, 15:31

Por: Suzy Guimarães

A Faculdade UNINASSAU Aracaju, realizou na quinta-feira (15), das 8h às 12h, um evento gratuito e aberto ao público sobre “Identificação e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis”. Durante a atividade a comunidade poderá realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O projeto foi realizado através de parceria da Instituição com a Secretaria de Saúde do Estado, por meio do departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. 

A ação foi programada pelo coordenador dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Tecnólogo em Radiologia, Ítalo José Alves Moreira. “Esse é um projeto que abrange a comunidade local, funcionários e alunos da UNINASSAU, que tiveram a oportunidade de verificar como está a saúde e, se necessário, tratar de alguma doença, que eventualmente seja detectada em um dos testes”, observou.

Ítalo ressaltou que houve um grande incentivo do médico Almir Santana, coordenador do programa ISTs em Sergipe, no sentido da realização dos testes. Todos os estudantes, funcionários e visitantes da UNINASSAU puderam fazer os testes, que oferecem resultados imediatos. A equipe de saúde se manteve preparada para apoiar a pessoa psicologicamente”, disse o coordenador.

Além dos testes rápidos, foram expostos banners contendo informações sobre as ISTs, especificando o que causam e como podem ser combatidas. Os atendimentos foram divididos em três etapas: Acolhimento, execução do teste rápido e aconselhamento.

“A equipe buscouapoiar e ajudar as pessoas que apresentaram resultados positivos, orientando, inclusive sobre como lidar com a doença, ensinando a forma correta de tratar”, concluiu o professor da UNINASSAU.

Foto assessoria