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Ouvidoria da Saúde já deferiu mais de 80% das solicitações somente este ano

12 de Junho de 2018, 13:48

Para quem está com dúvidas sobre algum serviço municipal, não sabe os horários de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USFs) ou quer apenas registrar uma solicitação, a Prefeitura de Aracaju possui um canal de comunicação direto para a população: a Ouvidoria. Através desse canal, os cidadãos podem fazer denúncias, reclamações, informações, elogios, solicitações e sugestões referentes aos serviços prestados pelos órgãos municipais.

Por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os cidadãos têm acesso a informações como endereço e horário de funcionamento das 46 unidades de saúde, vacinas aplicadas, unidades que fazem o teste do pezinho, além de outras solicitações. De acordo com a coordenadora da Ouvidoria SMS, Cláudia Oliveira Pardo, por meio das manifestações, o órgão também avalia a qualidade do atendimento. “Os usuários e profissionais da área podem fazer o registro, é gerado um documento de comprovação e damos o prazo de até dez dias para dar o retorno, com isso podemos acompanhar também a qualidade dos serviços prestados por nós”, disse.

O número de atendimentos no ano passado chegou a 3.564 e, deste total, 3.284 já foram respondidos e solucionados, o que representa 90% dos chamados. Somente nos primeiros cinco meses deste ano já foram 1.827 registros e desses, 1.531 demandas já foram resolvidas, totalizando o percentual de 82,15%. Se comparado ao número de manifestações mensais no mesmo período do ano passado, que era de 204, este ano aumentou para 276 registros.

Segundo a coordenadora, a maioria das solicitações é relacionada a exames, consultas, medicações e atendimentos de recepção. “Os usuários e os próprios profissionais da saúde ligam para a ouvidoria para saber informações sobre os serviços das unidades de saúde, como remédios disponíveis, dias de marcação de exames e horários de consulta”, disse.

Manifeste-se

A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, sem interrupção, pelo telefone 156, através do e-mail: saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, ou do atendimento presencial na sede da SMS, que fica na rua Nely Correia , 50, bairro Coroa do Meio. As solicitações também podem ser feitas através do call-center 1622 da Ouvidoria-Geral ou acessando o site da Prefeitura. A identificação não é necessária.

Outras áreas

E para que o cidadão tivesse respostas mais rápidas, no começo deste ano foi implantado o ouvidor-setorial, que é o profissional responsável por deferir as demandas de sua pasta. De acordo com a Ouvidoria-Geral do Município, entre os órgãos com mais demandas em 2017 está a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), seguido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), A SMS e a Empresa de Obras e Urbanização (Emurb), e por último, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Para se ter uma idéia, os assuntos mais procurados pela população foram os transportes (27,29%), a saúde (28,4%), infraestrutura (17,85%), trânsito (10,47%) e meio ambiente (5,88).

Foto Marco Vieira

Por Tirzah Braga

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